AV1 - ONLINE
TODAS AS PROVAS SERÃO ENTRE OS DIAS 24 E 28 DE ABRIL
ORIENTAÇÕES E RESPONSABILIDADES
O ALUNO É O RESPONSÁVEL POR FAZER SUA ATIVIDADE E PELAS RESPOSTAS CONTIDAS NELA!
• A AVALIAÇÃO SERÁ PELA PLATAFORMA GOOGLE - DIURNO (8:00 às 11:00) / NOTURNO (19:30 às 22:30). SENDO O PRIMEIRO MÓDULO A PROVA E O SEGUNDO MÓDULO A CORREÇÃO DA MESMA.
• ESTA AVALIAÇÃO SERÁ COMPOSTA POR DEZ (10) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ABRANGENDO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE VOLEIBOL.
• O ALUNO PODERÁ REALIZAR A AVALIAÇÃO EM QUALQUER LOCAL QUE EXISTA ACESSO A INTERNET DENTRO DO HORÁRIO ESTIPULADO NO DIA DA AVALIAÇÃO (PERÍODO DE AULA).
• ACONSELHAMOS QUE A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SEJA NA UNINOVE, PARA QUE SE HOUVER PROBLEMAS COM A INTERNET, OS MESMO SEJAM PASSÍVEIS DE JUSTIFICATIVA.
• PARA AVALIAÇÕES REALIZADAS EXTERNAMENTE A UNINOVE, FICA CLARO E EXPOSTO QUE A RESPONSABILIDADE POR QUALQUER PROBLEMA NO REGISTRO DA AVALIAÇÃO SERÁ UNICAMENTE DO ALUNO.
• APÓS O HORÁRIO ESTABELECIDO PARA REALIZAÇÃO DA PROVA O ACESSO SERÁ BLOQUEADO E NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL, VER AS QUESTÕES OU ENVIAR AS RESPOSTAS.
• DENTRO DO PERÍODO ESTABELECIDO O ALUNO PODERÁ ENCAMINHAR A PROVA VÁRIAS VEZES, PORÉM SOMENTE O PRIMEIRO ENVIO SERÁ ACEITO E REGISTRADO, OU SEJA, SERÁ CONSIDERADO O PRIMEIRO HORÁRIO DE ENVIO.
• NÃO SERÃO REGISTRADAS AS AVALIAÇÕES REALIZADAS EM PERÍODOS TROCADOS, OU SEJA, ALUNO DO PERÍODO DIURNO REALIZAR A PROVA PELO LINK DO NOTURNO, OU VICE-VERSA.
• A AVALIAÇÃO DO ALUNO SÓ SERÁ CONCRETIZADA SE ENVIADA E APÓS APARECER NA TELA A MENSAGEM: SUA RESPOSTA FOI REGISTRADA COM SUCESSO!
• A AVALIAÇÃO TEM VALOR IGUAL A 10 (DEZ) PONTOS, SENDO O VALOR DE CADA QUESTÃO 1 (UM) PONTO.
SEMINÁRIOS
PRÁTICA DE ENSINO EM VOLEIBOL
LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES
Escolha do Tema, Plano de Aula, Apresentação; Plano de aula Escrito
ESCOLHA DO TEMA E ENTREGA DO PLANO DE AULA
1. Os 8 temas
serão sorteados entre os grupos
2. Caso dois grupos, em comum acordo,
queiram trocar seus temas isso deve ser comunicado ao professor com
antecedência de uma semana da data da apresentação.
3. O nome de
integrantes COLOCADOS À CANETA ou NOMES REPETITIDOS EM DOIS TRABALHOS
DIFERENTES na capa dos trabalhos acarretará em nota ZERO a todo o grupo;
PLANO DE AULA, APRESENTAÇÃO; PLANO DE AULA.
4. Não será permitida a troca na ordem
da apresentação ou da presença obrigatória, a não ser nos seguintes casos: regime
domiciliar (decreto-lei 1044/69); aluna gestante (Lei
6202/75); falecimento familiar (comprovado);
5. Os
trabalhos digitados deverão ser entregue ao professor no início da aula e no
primeiro dia de apresentação;
6. Cada grupo
deverá apresentar APENAS 2
exercícios descritos na “SITUAÇÃO PROBLEMA” do seu tema no dia da avaliação
prática;
7. Cada
integrante deverá estar pronto para conduzir qualquer exercício, pois haverá
sorteio na hora e o aluno terá o tempo limite de 5 a 10 min entre a explicação
para turma e a condução do exercício, SEM O AUXILIO DOS DEMAIS
COMPONENTES;
8. Todos os
alunos deverão estar uniformizados e deverão participar da condução da aula.
Casos de indisciplina acarretaram em SEVERA perda de pontos durante a condução
das atividades.
TEMA 1 – TOQUE/LEVANTAMENTO
Vocês
são professores da Escola Municipal Bezerra de Menezes e estão desenvolvendo um
trabalho de voleibol para o ensino fundamental (adolescentes de 15 anos em
média). É uma escola com poucos recursos materiais que conta apenas com uma
quadra de cimento, uma rede, 4 cones, cadeiras, elásticos e apenas 2 bolas para 40 alunos(as). Obs:
não será obrigatória a utilização de todo material proposto e poderão ser
criados outros utensílios desde que não sejam mais bolas.
Com
isso, vocês deverão estruturar, por escrito, uma aula de 50 minutos com o
conteúdo voleibol onde pelo menos 30 min da aula devem ser focados no
fundamento toque por cima e/ou ações de levantamento. Use a criatividade e
procure estruturar exercícios que motivem e envolvam os 40 alunos dentro de uma
dinâmica.
Cada
exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e uma pequena descrição do PORQUÊ da
aplicação desta atividade.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Conduzir 2 exercícios/atividades do plano de aula para
que os 40 alunos vivenciem o toque por cima, envolvendo todos os alunos nas atividades.
TEMA 2 – VOLEIBOL, INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO
Em
um colégio onde vocês lecionam uma diretora defendem a idéia de que a Educação
Física é desnecessária no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental seguindo três
argumentos:
a) a
criança é ativa corre e brinca o tempo todo e não precisamos de aulas de
Educação Física.
b)
modalidade esportiva nessa faixa etária é perda de tempo uma vez que as
crianças só aprenderão movimentos especializados após os dez anos.
c) a
Educação Física não educa.
Levando em consideração esses três
argumentos estruture por escrito uma aula de 50 minutos com o conteúdo voleibol
para crianças de 7 anos de idade onde cada exercício/atividade deverá ter
OBJETIVO e uma pequena descrição do PORQUÊ da aplicação desta atividade afim de
“derrubar” os argumentos da diretora. Vocês não têm restrição de material.
Sua
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Apresentar 2 atividades/exercícios que “derrubem” os
argumentos da diretora. Principalmente a EF não educa.
TEMA 3 – CORTADA/ATAQUE
Vocês
são professores do Colégio Nossa Senhora de Aparecida e estão desenvolvendo um
trabalho de voleibol para o ensino fundamental (crianças de 11 anos em média).
É uma escola que não tem problemas com recursos materiais e a turma é mista com 22 alunos.
Com
isso, vocês deverão estruturar por escrito uma aula de 50 minutos com o
conteúdo voleibol onde pelo menos 30 min da aula devem ser focados no
desenvolvimento técnico da cortada e/ou taticamente o ataque.
Use
a criatividade e procure estruturar exercícios que motivem e envolvam as 22
crianças dentro de uma dinâmica. Cada exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e
uma pequena descrição do PORQUÊ da aplicação desta atividade.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Seus alunos destros não elevam o braço esquerdo na
execução da cortada. Identifique uma causa desse problema e conduza 2
exercícios/atividades do plano de aula para que eles executem o fundamento
técnico de forma adequada.
TEMA 4 – INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO
Vocês
são professores do Colégio Nossa Senhora de Aparecida e identificaram que há
uma grande rivalidade entre os 10 meninos e as 30 meninas de uma sala (12
anos). Foi solicitada pela Direção da escola que todos os professores deveriam
fazer intervenções para amenizar esse problema.
Diante
dessa situação vocês deverão desenvolver por escrito uma aula de 50 minutos
onde através do uso da modalidade voleibol vocês possam promover integração e
cooperação nessa turma.
Use
a criatividade e procure estruturar exercícios que motivem e envolvam os 40
adolescentes dentro de uma dinâmica. Cada exercício/atividade deverá ter
OBJETIVO e uma pequena descrição do PORQUÊ da aplicação desta atividade.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Conduzir 2
exercícios/atividades do plano de aula que trabalhem que promovam a
integração/cooperação entre os meninos e meninas.
TEMA 5 – CORTADA/ATAQUE
Vocês
são professores do Colégio Nossa Senhora de Aparecida e estão desenvolvendo um
trabalho de voleibol para o ensino fundamental (crianças de 13 anos em média).
É uma escola que não tem problemas com recursos materiais e a turma é mista com 22 alunos.
Com
isso, vocês deverão estruturar por escrito uma aula de 50 minutos com o
conteúdo voleibol onde pelo menos 30 min da aula devem ser focados no
desenvolvimento técnico da cortada e/ou taticamente o ataque.
Use
a criatividade e procure estruturar exercícios que motivem e envolvam as 22
crianças dentro de uma dinâmica. Cada exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e
uma pequena descrição do PORQUÊ da aplicação desta atividade.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Seus alunos atacam sob a bola, isto é, ficam em baixo da
bola no momento da batida. Identifique uma causa desse problema e conduza 2
exercícios/atividades do plano de aula para que eles executem o fundamento
técnico de forma adequada.
TEMA 6 – VOLEIBOL PARA PORTADORES DE
DEFICIÊNCIA
Em
uma turma de 30 alunos do Ensino Médio (16 anos) que você leciona existem 1
portador de necessidade especial (um deficiente visual total) que não pode
ficar fora de sua aula.
Diante dessa situação vocês deverão desenvolver por
escrito uma aula de 50 minutos de aula onde o portador de deficiência visual
deve estar integrado o tempo todo.
Cada
exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e uma pequena descrição do PORQUÊ da
aplicação desta atividade. Use a criatividade e procure estruturar variações de
jogos que motivem e envolvam os alunos.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Conduza 2 exercícios/atividades que integrem todos o
alunos. SERÁ OBRIGATÓRIO que um aluno simule a necessidade especial
desse aluno. Portanto tragam um tapa
olho.
TEMA 7 – CORTADA/ATAQUE
Vocês
são professores do Colégio Nossa Senhora de Aparecida e estão desenvolvendo um
trabalho de voleibol para o ensino fundamental (crianças de 14 anos em média).
É uma escola que não tem problemas com recursos materiais e a turma é mista com 22 alunos.
Com
isso, vocês deverão estruturar por escrito uma aula de 50 minutos com o
conteúdo voleibol onde pelo menos 30 min da aula devem ser focados no
desenvolvimento técnico da cortada e/ou taticamente o ataque.
Use
a criatividade e procure estruturar exercícios que motivem e envolvam as 22
crianças dentro de uma dinâmica. Cada exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e
uma pequena descrição do PORQUÊ da aplicação desta atividade.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Seus alunos não batem na bola quando estão no ponto mais
alto do salto. Identifique uma causa desse problema e conduza 2
exercícios/atividades do plano de aula para que eles executem o fundamento
técnico de forma adequada.
TEMA 8 – TECNOLOGIA
E EDUCAÇÃO FÍSICA
Vocês
são professores do Colégio Nossa Senhora de Aparecida numa sala 43 alunos (15
anos) onde você busca abordar o contexto das redes sociais (especialmente o
risco da exposição das crianças/jovens na internet e a “competição” entre a
prática de exercício físico e o sedentarismo provocado pelo uso das redes
sociais).
Diante dessa situação vocês deverão desenvolver por
escrito uma aula de 50 minutos em que as redes sociais são o tema principal.
Cada
exercício/atividade deverá ter OBJETIVO e uma pequena descrição do PORQUÊ da
aplicação desta atividade. Use a criatividade e procure estruturar variações de
jogos que motivem e envolvam os alunos.
A
aula deve conter uma parte introdutória, um aquecimento, uma parte principal e
uma parte final. Ela também deverá partir do simples para o complexo, do fácil
para o difícil e deverá cumprir o objetivo específico que vocês devem
estruturar dentro do seu tema proposto.
SITUAÇÃO
PROBLEMA PARA APRESENTAÇÃO:
Conduza 2 exercícios/atividades que integrem todos o
alunos. E principalmente como utilizar as mídias sociais a seu favor.
Comentários
Postar um comentário